Em dez anos, marca alemã só terá elétrico e híbrido, enquanto a japonesa, só em 2050
Com o aumento do rigor das leis antipoluentes, montadoras já estão
renunciando aos carros com motor a combustão. Algumas apostam no
elétrico puro, com emissão zero, outras em veículos híbridos. Em comum,
elas têm o propósito de se adaptar às rígidas exigências dos países do
Primeiro Mundo e criar uma imagem ambientalmente correta junto ao
mercado consumidor.
A BMW planeja eletrificar toda a sua linha de veículos dentro de dez anos e a Toyota
vai deixar de fabricar veículos que funcionem apenas com combustíveis
fósseis até 2050, o que deverá reduzir a emissão de dióxido de carbono
em 90% em relação às emissões de 2010.
Reconhecida no mercado europeu como líder de carros elétricos, a BMW já
tem três sedãs que foram convertidos em híbridos plugável, e toda a
linha de carros de passeio terá alguma configuração híbrida. A empresa
reduzirá consideravelmente o peso dos carros para compensar o aumento de
peso das baterias. A marca tem também, os elétricos i8 e i3, este
último avaliado pela Autoinforme.
A nova gama de veículos poderá ser impulsionada por motores elétricos
independentes, que acionam as rodas dianteiras e traseiras, e um pequeno
motor a gasolina para ampliar a capacidade energética da bateria.
O plano da Toyota em reduzir as emissões dos seus carros à zero ou a
níveis mínimos vai levar mais tempo, 25 anos, mas a empresa garante que
todos os seus carros serão híbridos, elétricos ou a hidrogênio a partir
de 2050.
O objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono em 90%. A
empresa quer aumentar em 30 mil unidades as vendas anuais de carros a
hidrogênio, que emitem apenas vapor d’água.
Dona do Prius, o primeiro carro híbrido produzido em larga escala, a
Toyota tem também o veículo a hidrogênio comercializado em série, o
Mirai, à venda no Japão desde o ano passado. Vai lançar ainda este ano o
ônibus a hidrogênio, para o transporte urbano em Tóquio. Até 2020 a
montadora quer atingir o volume de 1,5 milhão de veículos híbridos por
ano.
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